Resumo Básico - 2º ano - Realismo e Naturalismo



Realismo e naturalismo : os mesmos princípios científicos, filosóficos e artísticos.O naturalismo diferencia-se do Realismo por uma assimilação mais intensa das teorias científicas que vigiam na época –principalmente a tese determinista- e por uma interpretação mais radical da necessidade de se fazer da obra artística um instrumento de denúncia social.

EXPLORANDO MAIS SUAS CARACTERÍSTICAS...


No realismo os temas abordados são estritamente ligados a problemáticas reais, sociais e concretas. Por exemplo: as ideias relativas da religião são ignoradas, questiona-se a capacidade do casamento em promover a felicidade , o próprio amor tem caráter utilitário movido por algum tipo de interesse que não tem a ver com a manifestação espontânea que em principio caracteriza esse sentimento. A frase do personagem Quincas Borba de Assis resume esse aspecto “Ao vencedor as batatas!”(materialismo)
No naturalismo os pequenos casos cotidianos, questões de ordem pessoal, familiar, de relacionamento pessoal ganham destaque. Para o naturalista o homem é um animal, presa do seu destino e predestinado a agir no contexto social em que vive.Sua maneira de agir é determinada pelo meio social e por sua hereditariedade, o significado disso é que o individuo não tem livre-arbítrio, domínio ou controle sobre suas vontades que lhe permitisse mudar por isso são comuns as taras, anomalias e as bestialidades praticadas pelo gênero humano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário